quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Outubro ROSA

Neste mês teremos muito mais motivos ainda pra abusar da cor ROSA!

No mês de outubro são intensificadas as campanhas e eventos em promovendo a prevenção do câncer de mama em todo o planeta.

Observe que os principais pontos turísticos de sua cidade estão com iluminação cor-de-rosa. A iluminação diferente registra o lançamento oficial da campanha  “Outubro Rosa”. A ação desenvolvida pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon tem como principal objetivo chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer.


O principal símbolo da campanha é a fita rosa. Objetivo do símbolo é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.

Prevenção – o ato de prevenir o câncer de mama;
Diagnóstico – detectar o câncer de mama;
Tratamento – meios de cura;
Apoio.


As principais ações na prevenção do câncer ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.


Câncer é...

o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

Contudo, para obter sucesso na cura da doença o tratamento requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e ou quimioterapia.

Talvez você não saiba que, quando detectado precocemente, este tipo de Câncer alcança quase 100% de cura.

Para diminuir o risco do Câncer de Mama, você pode fazer o auto-exame uma vez por mês. O melhor momento é logo após a menstruação. Para que tem mais idade e não menstrua mais, o indicado é escolher um dia do mês e repetir todos os meses na mesma data.

Para as mulheres acima de 40 anos ficarem tranquilas de verdade, o ideal é que o Exame de Mama faça parte dos exames clínicos periódicos. Já para as que têm mais de 50, o indicado são Mamografias anuais.



CUIDE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário